segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Canadá: Aspectos Gerais.

Segundo maior país do mundo, perdendo em extensão apenas para a Federação Russa, o Canadá apresenta uma economia desenvolvida e diversificada. Ocupa o primeiro lugar entre os países com mais elevado índice de desenvolvimento humano do planeta, segundo relatório da ONU de 1997. Localizado entre os Estados Unidos e o Ártico, dispõe de reservas de petróleo importantes e é líder na produção mundial de zinco, urânio e alumínio, além de ter o solo rico em potássio, gás natural e níquel.
Foi colonizado inicialmente pela França, mas a Grã-Bretanha ganhou o controle do país em 1763. A dualidade lingüística e cultural continua até hoje e está na raiz de um dos problemas internos mais sérios: as reivindicações separatistas da província de Québec, que abriga dois terços dos canadenses de língua francesa. Em virtude das recentes imigrações, o país também tem colônias de asiáticos e europeus, que se juntam aos nativos indígenas e, no Ártico, aos Inuits, conhecidos como esquimós.
O Canadá é um país de baixa densidade populacional (população distribuída pelo território), com seus 32 milhões de habitantes (população inferior a do estado brasileiro de São Paulo) distribuídos em uma área de aproximadamente nove milhões de quilômetros quadrados, o que representa apenas 3,5 habitantes/km². Cerca de 75% de sua população vive no sul do país, mais exatamente, em uma faixa de aproximadamente 150 quilômetros de largura ao norte da fronteira sul do Canadá com os Estados Unidos, que se estende desde o Oceano Atlântico até o Oceano Pacífico, enquanto o norte do país é escassamente povoado devido ao seu clima inóspito.
No que tange à ocupação e ao uso do solo, o Canadá desponta como uma economia altamente competitiva atuando em quase todos os setores. Possui uma grande variedade de minerais e combustiveis fósseis encontrados em grande abundância, sendo esses explorados principalmente no planalto do Labrador e no escudo canadense, ocorrendo extração mineral também no domínio das Montanhas Rochosas, tornando assim, o país um dos maiores exportadores de matérias-primas. A abundância de recursos minerais impulsionou a industrialização do país, obtendo todos minerais metálicos e não metálicos (exceto bauxita). Com relação a este último metal, é curioso salientar que ele é a matéria-prima para produção de alumínio, sendo o Canadá o maior exportador mundial; e o Canadá é o maior exportador mundial de alumínio; isto pode ser explicado através do processo para sua aquisicão que se dá pela alta disponibilidade de energia para manufaturar, e neste quesito o país é altamente favorecido. Outro fator natural que beneficia a economia canadense, é a disponibilidade de matrizes energéticas que vão desde os combustíveis fosséis (carvão mineral, urânio e petróleo) ao pontecial hidráulico (usinas hidrelétricas - elas ocorrem principalmente na região dos grandes lagos e na bacia do rio São Lourenço, e nos rios que deságuam no oceano Pacífico).
O Canadá é o principal exportador de celulose e papel, mais uma vez se aproveitando da oferta de florestas de coníferas que recobrem um terço do país(,) e, aliado a essa oferta, a possibilitade de escoar essa produção a um custo praticamente zero até as fábricas com os troncos flutuando pelos rios (na região dos Grandes Lagos), otimizando a produção e barateando os custos.
O país se apresenta, num primeiro momento, alto suficiente no que tanje aos serviços, além de muito favorecido geograficamente, com recursos naturais quase que infinitos colocando-o em uma ótima situação. Isso se confirma principalmente pelo predomínio dos investimentos em setores de alta tecnologia, os investimentos de capital estadunidense nos setores de ponta e alta tecnologia, setores como o automoblístico, químico-farmacêutico (petroquímico), eletroeletrônico (máquinas). Na economia canadense ocorre uma separação por setores, ela funciona com os capitais locais (nacional) investidos nos setores tradicionais como o indústria extrativa, têxtil, alimentícia, etc – e outro com os capitais estrangeiros predominantemente dos setores mais custosos em investimento.
Atualmente, o Canadá desponta como membro do G7 (países mais ricos do mundo), porém sua industrilização se iniciou tardiamente e isso se deu pelo fato do país ter sido colônia até 1867. Sua decolagem industrial ocorreu no incio do século XX, depois da Primeira Guerra Mundial e o conflito enfraqueceu os vínculos comerciais com o Reino Unido. Esse fato abriu oportunidade para a penetração dos capitais estadunidenses na economia canadense, que pelo fato de serem próximos geograficamente e falarem praticamente o mesmo idioma, não foi dificil cruzar o estreito que separa a cidade de Detroit a Windsor.
Ocorreu imensa concentração de mancha urbana na região dos Grandes Lagos e do vale do São Lourenço, com o principal deslocamento se estendendo até o oceano Atlântico traçando um corredor fluvio-lacustre, não por acaso aí estão as indústrias de alta tecnologia do Canadá, onde se destacam as cidades de Toronto, Hamilton, Montreal, Québec, Windsor, etc. Na porção oeste se destaca o importante centro industrial e portuário do Pacífico, Vancouver, e cidades industriais no interior como Winnipeg e Edmonton.
Assim, com tamanha integração de parceiros comerciais, aliado à extensão geográfica e econômica, nada mais natural (será que é natural?) que a assinatura de um tratado comercial no qual fazem parte o Canadá, Estados Unido e o México. A criação do Nafta (North American Free Trade Agreement ou Acordo Norte-americano de Livre Comércio), criado em 1º de Janeiro de 1994, formalizou a forte integração econômica que já existia entre EUA e Canadá, posicionando o México em uma situação menos integrada ou secundária



Exercícios

1. Aponte as características geográficas do Canadá, relacionando suas vantagens e desvantagens? Cite um exemplo.
2. O Canadá é um país de dimensões continentais, porém sua população não está distruibuída igualmente pelo território. Aponte uma causa física e outra socioeconômica.
3. Quais são as matrizes energéticas do Canadá? Aponte a principal, que além do seu pontecial favorece outro uso.
4. Qual o principal parceiro comercial do Canadá, explique o inicio da parceria e que setores se beneficiam desta.
5. Onde está concetrada a mancha urbana industrial canadense, relacione essa ocupação com as parcerias comerciais.
6. O Canadá é um dos países com maior qualidade de vida do planeta, porém encontra problemas de ordem sociocultural sérios. Relacione estes com a formação do Canadá, fazendo um adendo com as parcerias comerciais.
7. Em linhas gerais, o Nafta é um acordo comercial entre os países da América do Norte. Qual é o papel do Canadá neste bloco. Sua inserção aumenta ou diminui a dependência dos capitais estadunidenses. Explique?

3 comentários:

Anônimo disse...

bastante detalhado,falando da maioria dos aspecto,ficou muito bom só falto fala mais da cultura.

Anônimo disse...

Ficou muito bom, mas só faltou comentar mais da cultura Canadense

Unknown disse...

Qual a respostas das perguntas ?