domingo, 17 de agosto de 2008

TUTORIAL PASSO A PASSO.

Professor.LUIZ CARLOS SILVA QUEIROZ
Tema. Biomas do Brasil
Tema especifico. Bioma da Região Centro-Oeste, Cerrado
1- clique no Ícone do Sisplamte na área de trabalho do










2. Na pagina de registro do Sisplamte clique em Não।












३।Na Seqüência clique em कोन्तिनुअर










4। Na área (de trabalho do Sisplamte 5as) clique em elemento।











5। Na seqüência clique em climatológico e selecione massa de ar tropical polar।











Clique em exibir।
Em seguida teremos o elemento Climatológico exposto no mapa
Interagindo com o mapa। Com o mouse, ative a ferramenta REASE II escolher área. Selecione a porção Sul do mapa do Brasil (cinza) ela ira mudar de cor. Como mostra a figura abaixo











Para sabermos o que a ferramenta selecionou, iremos verificar seu atributo, ou seja, que informação tem। Novamente volte a barra de ferramentas na parte superior da área de trabalho do Sisplamte. Agora selecione a ferramenta, Atributo e assim aparecerá uma janela que trás as informações sobre a área selecionada.
Cabe lembrar que a mesma informação pode ser vista clicando na parte selecionada com o botão direito do mouse em atributos।












Exercício proposto vá à ferramenta MEDIC Área e calcule a abrangência dessa massa de ar।
Que estados ela abrange, e qual a medida da área da massa de ar? Ela pode avançar para outros estados?

Depois de ter verificado a massa de ar polar, iremos visualizar outra massa também muito importante para o clima do Brasil. Vamos lá?
Faça o mesmo procedimento para a visualização da massa de ar polar, repita o procedimento para campo climatológico, tema, temperatura do ar, porém no elemento, iremos selecionar a massa de ar equatorial tropical e clique em exibir.

6. Massa de ar equatorial tropical











Esta massa de ar possui algumas características vista em sala de aula, quais são as suas dimensões na porção ocidental do Brasil (repetir procedimento de calculo de área), quais os estados abrangidos?

Cruzamento entre massas de ar.
Na área inicial do Sisplamte, em Processamento, clique no campo Interação।











Clique em Cruzamento






Continue clicando em tempo real.








Em Cruzamento a tempo real, selecione campo Climatológico, tema temperatura do ar, em elementos dê um duplo clique para selecionar massa ar eq। Tropoical e massa ar trop। Polar; nomeie o cruzamento como confronto climatológico em clique em exibir.










Neste campo Iremos cruzar informações no mapa, com esta ferramenta, podemos perceber as massas de ar que atuam no clima do Brasil, e mais do que isso sabendo em que regiões atuam, poderemos entender o clima e todas as atividades que dele se beneficiam।











Alias quais são as principais massas de ar que influenciam o clima no Brasil?
Quais as suas características?
Agora nesta parte estaremos verificando os biomas que compõe o país। Fixaremos-nos no bioma que abrange o cerrado. Assim sabemos que o Bioma não se caracteriza apenas pelo elemento de clima, ele precisa de mais elementos para se constituir. Assim, com o mesmo procedimento que utilizamos para entender a abrangência das massas de ar, faremos o mesmo para o elemento vegetação, vamos lá? Porém para visualizarmos a vegetação ou os tipos de vegetação que compõem nosso foco de pesquisa, iremos apenas utilizar a ferramenta Interação, Cruzamento, Tempo Real; em Cruzamento a Tempo Real, selecionaremos o campo Vegetação, Tema Vegetação Terrestre e clicando duas vezes em: Form. Arb. e Herbáceas, Form. Comp. Litorâneas e Form. Florestais, que irão aparecer no cruzamento em amarelo, nomeie o cruzamento e clique em exibir.











Não se esqueça de fazer as medidas e anota-las para a pesquisa que faremos em nosso projeto sobre o cerrado, pois dele depende nosso acompanhamento desse bioma que este seriamente comprometido.

Nos livros utilizados pela turma em que vimos o bioma do Cerrado, ele praticamente se localizava em que Região? Quais os estados que compões essa região? E que tipo de vegetação podemos classificar (não se esqueça de verificar no mapa).
Por fim iremos construir o mapa de biomas com os elementos Climatológico e Vegetação, Lembre-se a importância desses elementos para as atividades humanas, e que esta etapa apenas está começando para o nosso projeto, iremos nos aprofundar para atualizar as informações aqui contidas, para o nosso projeto de acompanhamento desse bioma, seu uso sustentável e sua preservação.
Agora, iremos cruzar os elementos.
Vamos à tela inicial do Sisplamte, no item Interação, Cruzamento, Tempo Real, Cruzamento a Tempo Real. Vamos selecionar dois elementos, basta clicar no campo Climatológico, depois no campo Vegetação.
Atenção!
Para selecionar os elementos que vamos cruzar, deveremos prestar muita atenção!
Só vamos clicar duas vezes quando selecionar o campo correspondente, quando o item campo estiver selecionado.
Como o exemplo da tela abaixo









Em seguida iremos selecionar o campo Climatológico para inserir os elementos referentes ao campo Temperatura do ar। Como na figura abaixo.












Em seguida, nomeie o Cruzamento para visualizarmos o mapa. Nele faça as correlações entre vegetação e temperatura do ar.
Quais os problemas para caracterizar o cerrado, quanto aos elementos de clima e vegetação?
Se existe correlação entre vegetação e clima, porque temos diferentes tipos de vegetação no mesmo clima?




Obrigado a todos, e nos lembremos, que este é apenas o inicio de uma nova forma de abordar os conhecimentos que iremos ensinar.
Felicidades a तोडोस!

Nenhum comentário: