sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A abrangência dos serviços especializados no bairro de Botafogo

Introdução
Nos dias de hoje, Botafogo é um dos mais importantes centros de serviços da Zona Sul, principalmente para os bairros vizinhos Humaitá e Urca, de padrão mais residencial. Na Rua Voluntários da Pátria e suas imediações se localiza o principal centro comercial do bairro, com inúmeras lojas, agências bancárias, edifícios comerciais e sedes/escritórios de grandes empresas, como Furnas, Prudential e Claro. Outras empresas estão instaladas nos centros empresariais da Praia de Botafogo e na Torre Rio Sul. A grande presença de escolas tradicionais, clínicas e hospitais particulares faz com que o bairro seja um dos principais pólos de saúde e educação da cidade.
Objetivos
O objetivo deste eixo de análise consiste em estudar o bairro de Botafogo na esfera dos serviços em seus logradouros, abrangendo 25 anos (1982-2007) e registrando no espaço e no tempo os serviços especializados। Cabe Verificar os serviços especializados no quadrilátero entre as ruas São Clemente, Voluntários da Pátria, e da Praia de Botafogo. A área, tem sido palco de inúmeros lançamentos imobiliários nos últimos anos, o que revela o dinamismo do espaço residencial de elevado padrão. Em contrapartida, a presença da favela Dona Marta na área evidencia um contraste social, semelhante ao que acontece também na Praia de Botafogo, dividida entre shoppings, centros empresariais e alguns edifícios residenciais de baixo padrão, sendo o Edifício Rajah o mais famoso deles.

Metodologia

Para alcançar os objetivos deste plano de trabalho, percorremos textos de diferentes autores que tratam dos assuntos em questão para dar embasamento teórico à pesquisa. Com relação ao comércio e aos serviços, esse trabalho foi realizado para os anos de 1982, 1996 e 2007, utilizando como principal fonte o Instituto Pereira Passos e a consulta aos catálogos de endereços comerciais da antiga Telerj, atual Telemar, na Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria e São Clemente encerrando o quadrilátero dos serviços. Para fins de mapeamento e localização das firmas, foi consultado o guia de ruas, a fim de localizar e plotar os pontos nos logradouros supracitados.
A quantificação e localização dos estabelecimentos comerciais e de serviços no logradouro, contribuíram para a organização de um banco de dados relevante sobre a dinâmica espacial dos serviços em Botafogo.

Resultados

Os serviços mais representativos nessa amostra de 25 anos, nas décadas de 1980 e 1990 correspondem a empresas que têm o caráter de complementaridade das atividades com outras empresas. O ano de 2007 evidencia a demanda do bairro e circunvizinhos por esses serviços.
Com relação aos serviços sociais, há a característica de um bairro ainda bastante residencial, fato que influencia na análise de Botafogo. Dentro dessa categoria se sobressaem os serviços de clinicas médicas e de educação. Cabe ressaltar o crescimento do setor de artigos pessoais, revelando nos logradouros de Botafogo um pólo comercial e de serviços, no qual encontra-se desde bancos, lojas e especializações, o que revela a relação entre as qualidades locacionais do bairro e a concentração de atividades terciárias.

Conclusão

O espaço intra-urbano da cidade do Rio de Janeiro necessita de uma discussão mais profunda, acerca do entendimento dessas multiplicidades de áreas centrais e suas funcionalidades. Olhar a cidade é vê-la como sendo um espaço fragmentado e articulado, uma sociedade dividida por classes que ocupam espaços diferenciados, mas interdependentes, alvo de disputa por um ponto privilegiado no espaço intra-urbano.
O caso de Botafogo suscita estudos para melhor entendimento desse fenômeno, exemplificado pelo registro dos serviços ao longo dos 25 anos. O presente trabalho sugere que ocorre uma renovação dos serviços, e que estes modificam a dinâmica interna do bairro, atingindo escalas importantes dentro da cidade, uma vez que configura o bairro como um centro renovado de serviços especializados.

Nenhum comentário: