sábado, 16 de agosto de 2008

Fusos Horários

O movimento de rotação da Terra, feito de oeste para leste, determina um movimento aparente da abóbada celeste sobre nossas cabeças (no sentido contrário), pois se a terra faz o movimento oeste-leste, logo no referencial que nos encontramos, temos a visão do movimento aparente de nascente (sol) leste e poente (do sol) oeste.
Devido a esse movimento de nosso planeta, todos os meridianos passam pela frente do sol num determinado momento, voltando a fazê-lo somente depois de 24 horas, o que quer dizer que os 360 graus da circunferência da terra passam pela frente do sol em um dia. um pequeno execício nos dará uma melhor compreensão deste raciocício. Se o o dia possui 24 horas e estas correspondem a 360 graus, então 1 hora irá valer 15 graus. Assim cada fuso corresponde a 15 graus ou uma hora delimitada.
Os fusos estão delimitados por linhas cheias (figura 1), tendo no centro os meridianos de 0,15,30,45,60,75,90,105,120,136,150,165 e 180 graus, tanto para oeste como para leste de Greenwich. Portanto cada fuso horário tem um meridiano central, contando com 7 graus e 30 minutos para cada lado deste meridiano.

Cada Fuso é numerado de zero a doz, tanto oeste como para leste. Quanto a numeração dos fusos na maioria das vezes são anexados os sinais "+" e "-" para indicar relação horária com o fuso de Greenwich, sendo que alguns mapas divergem quanto ao hemisfério em que os sinais aparecem(ver ideologia dos mapas), dependendo sempre do ponto de visto do leito de mapas.
Tamando um exemplo os fusos a leste de Greenwich. Quando sinal "+" aparece nestes fusos, significa que as horas são adiantadas em relação a Greenwich. imaginemos que temos 16 horas no fuso de Greenwich. Neste caso , no fuso +5 teremos cinco horas a mais, ou seja, 21 horas. Por outro lado se o sinal "-", significa que a hora em relação a Greenwich está atrasada em relação ao fuso em que estivermos. Seguindo o exemplo anterior, se tivermos 21 horas no fuso -5, vamos ter cinco horas a mais em Greenwich, isto é, 2 horas da manhã de um outro dia.
Outro Detalhe Importante para se entender a questão das horas e datas sobre o globo terrestre é o fato de que sempre será mais tarde em todo o lugar que estiver a leste do outro; e por conseguinte, sempre será mais cedo todo lugar que estiver a oeste de outro.
Quanto as Datas, há algumas considerações a serem feitas, afim de que se entenda como elas estão distribuidas pelo globo terrestre.
  • Há dois pontos estratégicos que delimita as datas: a Linha Internacional de Data eo fuso em que temos meia-noite. Entendamos que Meia Noite é o final de um dia e o começo de outro. Dito isto, ficou convencionado que o dia anterior fica compreendido entre o lado oeste da Linha Internacional de Data (LID) e o fuso que meia noite. Por sua vez, o dia seguinte vai do fuso que é meia-noite até o lado leste da LID.

  • De modo Geral, temos sempre duas datas que abrangem o globo Terrestre, entretanto, há um momento em que todos os fusos do globo são abrangidos por uma só data: é quando temos meio-dia no fuso de Greenwich.

  • Quando a Terra gira o equivalente a 15 graus, o Sol se posiciona um fuso a oeste. Assim, o Sol se deslocando ocorrerá o aumento das horas.

  • Cruzando a LID do Hemisfério Oriental para o Ocidental, passamos para o dia anterior, ou seja, podemos fazer uma viagem hoje e chegar ontem ao nosso destino.

  • Podemos ter horas iguais, como o fuso 12 é dividido pela LID, ficando uma parte em cada hemisfério, pode ocorrer que dois lugares situados no mesmo fuso, tenham a mesma hora só que com datas diferentes.

Um Pequeno Exercicio. Imagine que você vai fazer uma viagem do Rio de Janeiro para a cidade de Los Angeles (EUA), a saída ocorrerá às 22 horas do dia 15 de Agosto de 2008, se a viagem durar 9 horas, que hora e dia local o vajante vai chegar:

Nota: Observe o fuso e a data

(clique na figura para ampliar)

Organizado por Luiz Carlos Queiroz

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho muito interessante os blogs que tratam de assuntos referentes a Geografia. Ajudam pois tiram dúvidas com relação a alguns assuntos, como esse de fusos, que eu ainda tenho algumas dificuldades de entender... Acho muito válida a proposta para nós profissionais e para muitos estudantes. Parabéns pela iniciativa!

Ah... TE AMO!

Bjos

Anônimo disse...

Nossa mano,valeuzao pela ajuda,eu fico joganu fortinite a aula intera di geografia,ai eu tiro ums 2 ou 9,varia por ai,ai é dureza. Valeuzao mano,abrassao pro carao mano.