sábado, 16 de agosto de 2008

projeo prático_SigAplEns


NOME: LUIZ CARLOS S. QUEIROZ
PROJETO PRATICO
Questões

a) Qual tema selecionado?
Biomas do Brasil

b) O que é abordado dentro da disciplina que contém o tema selecionado?
O bioma do cerrado e suas transformações.

c) Como é abordado o tópico escolhido? Existem outros itens relacionados dentro da disciplina? Quais?
É apresentado o bioma cerrado e seus elementos apenas de forma descritiva, fazendo relação às atividades do homem, outros itens, é a sustentabilidade, poluição etc.

d) Elabore um pequeno resumo sobre o assunto escolhido com base em, no mínimo, dois livros didáticos.
A compreensão do território nacional ocorre através do conhecimento das regiões que o compõem, assim, é importante entender sua dinâmica e seus elementos constituintes.


e) Vínculos com a temática GIS.

A utilização do geoprocessamento se efetiva para que os alunos em contato com a ferramenta, possam ganhar autonomia para representar o mundo real. Nessa perspectiva a adoção dos recursos matemáticos e informáticos, visa capacitar o olhar do aluno para as questões que perpassam apenas o conhecimento acessório do aprendizado.


f) Aplicações dirigidas versus fixação de conceitos
A aplicação ao longo do projeto visa fixar os conceitos que serão construídos como, diversidade, uso do solo, relação espaço tempo, para compreensão da dinâmica da paisagem, que é modificada pela ação antrópica.

g) Programa/funções, base de dados e descrição das atividades.
Iniciaremos a aplicação com o objetivo de fazer os alunos ganharem autonomia no novo ambiente de estudos, serão orientadas ações com o tutorial passo a passo simplificado. Para tanto serão solicitadas acesso as funções do programa de informações georreferenciadas do Sisplamte, que é um software para tomada de decisões. Estaremos conhecendo e estabelecendo as relações métricas entre os elementos físicos (principalmente o Cerrado, nosso objeto de pesquisa). E posteriormente com novos dados pesquisados, estaremos atualizando o banco de dados do software.

Nenhum comentário: