quarta-feira, 25 de março de 2009

Exercício

- Calcule as distâncias entre a Cidade de Campos e o Rio de Janeiro, dê as coordenadas de Campos.

Exercício

- Determine as coordenadas em graus, minutos e segundos, das seguintes cidades na escala Brasil. Calcule também com o auxilio de barbante ou régua as distâncias de Corumbá a Altamira e desta para Oiapoque. Compare com o exercício acima, e faça considerações sobre os dois mapeamentos, com enfase na escala de detalhes, justifique seus argumentos.

Coordenadas Geográficas

Determinação de coordenadas geográficas sobre mapas


Muitas vezes, necessitamos obter coordenadas geográficas de um lugar qualquer sobre um mapa. Isto poderá ser feito por meio de um simples cálculo. Entretanto, devemos salientar que quanto menor for à escala, mais generalizações ocorrerá, o que, certamente, irá contribuir também para fazer com que nossos cálculos resultem em valores menos precisos.
Determinar coordenadas de um ponto qualquer sobre um mapa significa identificar a latitude e a longitude deste ponto, o que, em outras palavras, seria calcular o valor do paralelo e do meridiano que se cruzam sobre o lugar considerado. Para isso, usamos um procedimento muito simples que consta da obtenção de medidas sobre o mapa com uma régua e aplicação de uma regra de três em que a medidas decimais são transformadas em sexagesimais.
Em primeiro lugar, devemos identificar os limites da quadrícula em que se encontra o lugar do qual queremos determinar as coordenadas. Vamos tomar o exemplo a figura acima, em que vemos o ponto “A” representando uma cidade qualquer que está situada na quadrícula formada pelos paralelos de 10 a 20 graus e os meridianos de 60 e 70 graus. Faz-se conveniente que por virtude de diferença entre as medidas aqui colocadas, poderão ocorrer pequenas diferenças de medida, que ocorrem aqui para o papel em casa. Visto que essas diferenças são totalmente aceitáveis, já que o método visa chegar a resultados aproximados.
Para o cálculo da latitude, medimos, junto ao ponto, a distância total entre os dois paralelos, tendo-se obtido o valor de 66 milímetros. Assim, podemos afirmar que 66 mm equivalem a 10 graus (diferença entre 20 e 10 graus). Em seguida, verificamos que do ponto “A” até o paralelo 10 graus temos 23 milímetros (66 – 43), ou medida do ponto até o paralelo 10. Com isso, podemos montar o seguinte raciocínio, na forma de regra de três: se 66mm equivalem a 10 graus, então 23 mm equivalerão a “X”, ou seja:

66mm = 10 graus
23mm = X graus
X= (23 x 10) / 66
X= 230 / 66
X= 3 graus

Diante do resultado, chegamos à conclusão de que o lugar “A” está afastado 3 graus do paralelo 10 graus. Isto que dizer que o paralelo que passa sobre esse ponto, é o de 13 graus. Em outras palavras a latitude do lugar é 13 graus sul.

Se quisermos a chegar aos detalhes de minutos e segundos, podemos calcular da seguinte forma:
X= 230 / 66
230 / 66 = 3 quociente (graus) e resto de 32
Resto de 32 x 60 = 1.920
1.920 / 66 = 29 quociente (minuto) e resto de 6
Resto de 6 x 60 = 360
360 / 66 = 5 quociente (segundo) e resto de 30

Dividindo-se 230 por 66 obtivemos o quociente 3 e um resto de 32, o qual deve ser multiplicado por 60. O produto 1.920 será dividido por 66, obtendo-se o quociente 29 e um resto de 6. Este resto também será multiplicado por 60 e o produto novamente dividido por 66, obtendo-se o quociente 5 e um resto que poderá ser abandonado. Os quocientes 3, 29, 5 serão, respectivamente, graus, minutos e segundos. Assim sendo, a latitude do lugar “A” será de 13 graus, 29 minutos e 5 segundos. Para o cálculo da Longitude segue-se o mesmo modelo.